por William Juliano
Startup é um empreendimento que cria algo inovador – seja um produto ou serviço – sob condições de extrema incerteza. É o aspecto da incerteza que diferencia o modelo de uma startup de outro negócio emergente qualquer.
Com muita frequência, questiona-se o valor de uma startup. Esta pergunta é feita, principalmente, nos momentos que o empreendedor busca investidores para expandir o negócio, alavancar suas receitas e melhorar seu resultado operacional.
A negociação de participação de sócios-investidores, através da venda de quotas, é fundamentalmente baseada no valor da empresa. Note que o quanto uma startup recebe de aporte não é o seu valor. O aporte feito em uma startup é uma quantia negociada entre o empreendedor e o investidor, que faz jus a uma participação do negócio. O investidor, por sua vez, espera receber uma parte dos lucros futuros da empresa, que são normalmente proporcionais à participação da sociedade. O investidor busca definir qual será o ganho de capital que ele ou ela terá, ao final de um determinado período.
O mecanismo usado para que se entenda o valor de uma empresa – qualquer empresa – é conhecido como valuation. Mesmo nas grandes operações de compra e venda de empresas, o valuation é uma combinação de arte e ciência. E pode ser extremamente complexo. O valuation define o preço que é pago, hoje, pela capacidade de um negócio em gerar resultados no futuro. Em outras palavras, o valor de um ativo é o valor presente dos fluxos de caixa futuros que aquele ativo pode gerar.
Em um negócio maduro, a previsibilidade de resultados pode ter um menor risco embutido na expectativa de geração de lucros futuros, pois a empresa já demonstrou capacidade de criar resultados anteriores.
Mas… e uma startup, que tem históricos financeiros limitados, receitas pequenas, perdas operacionais significativas e razoáveis riscos embutidos em seus modelos de negócio?
Muito do valuation da startup depende do estágio no qual ela se encontra. À medida que o negócio sai do papel, lança sua operação, inicia suas receitas e ganha escala, o risco do negócio diminui e a previsibilidade da operação aumenta. O risco do negócio impacta diretamente a taxa de desconto que é usada para o cálculo do valor presente do empreendimento.
No ecossistema das startups discutem-se outros mecanismos, mais simplificados, para a determinação do valor do negócio. Há empresas que buscam entender o custo de aquisição de clientes, o lucro que se tem com a receita advinda por cliente, e qual o potencial número de clientes que empresa pode ter. Outros modelos determinam, inicialmente, o lucro de empresas similares ao empreendimento que está sendo lançado, e aplica-se esse racional de lucro à startup em questão.
Quer aprender mais sobre valuation de startups? A Kick Off Consultores, em parceria com a LAAS (Latin America Angels Society), promoverá um curso de valuation de startups no dia 13 de novembro de 2014, em São Paulo. Para mais informações, clique aqui.