Como e quando decidir fazer a expansão internacional da sua franquia?
por William Juliano em 17/10/2014sobre Franchise Services
Por Pedro Rossa
O franchising, como sistema de expansão, permite o desenvolvimento de uma rede de negócio tanto interna como externa, pois negócios completamente formatados, manualizados e amparados por um rígido programa de capacitação formam o pacote ideal de transferência de know-how que poderá fazer do franqueado, seja ele nacional ou estrangeiro, um bom gestor da franquia. Contudo, a análise da metodologia de internacionalização da franquia depende do tipo de negócio que se quer exportar.
Vale a pena referir como chamada de atenção que, antes de colocar o pé lá fora, é bom aprender um pouco com as operações internacionais que se instalaram aqui no Brasil. Sem precisar citar marcas, podemos afirmar que as operações estrangeiras que mais deram certo aqui (assim como em outros mercados) são aquelas mais rigorosas no processo de seleção dos seus franqueados. E, sobretudo, aquelas em que apesar das diferenças entre os países e mercados, seja qual for a sua latitude, sabem ser localmente bem rigorosas quanto ao cumprimento dos padrões de operação.
Isto quer dizer que, para promover a expansão internacional, é exigida ao franqueador muito mais preparação técnica, para além da capacidade de investimento e pesquisa sobre o país alvo. Num primeiro momento é necessário estudar muito o mercado de destino, os aspectos legais, os controles ou regras governamentais que possam vir a onerar a operação. É necessário que se elabore um cuidadoso estudo de viabilidade econômica, buscando informações sobre as operações comerciais do país para onde a franquia pretende expandir. Além disso, é fundamental verificar se há estabilidade política, investigar como as empresas estrangeiras lá instaladas movimentam os seus recursos, e se porventura elas encontram dificuldades para enviar os seus lucros de volta ao país de origem.
Para provocar uma maior reflexão, antes da decisão de internacionalizar a marca, vamos colocar aqui algumas importantes questões: Como é que a franquia está no mercado interno? Já foi bem testada no Brasil? A operação está consolidada, e é lucrativa? Há lá fora mercado para os produtos ou serviços que se pretendem vender? Como será que o governo do território de destino vê as questões de importação de know-how? Será que a operação comercial a ser lá implantada encontrará proteção legal, quanto ao sigilo ou segredo de negócio? Quais são os custos de importação de máquinas, equipamentos e/ou matérias- primas? Quais são os custos salariais no mercado alvo, ou seja, que aspectos da legislação trabalhista, da segurança social e da previdência, a rede franqueada terá que suportar? Será que o país alvo impõe limitações para o envio de royalties para o país da franqueadora?Como será feito o processo de prospecção e selecção de franqueados no mercado alvo?
É importante verificar se a expansão internacional está a ser criada para aproveitar meramente a oportunidade surgida através de um candidato estrangeiro qualquer, que vislumbrou o mercado e o negócio de fora e, assim, se candidata a ser o primeiro numa operação internacional. Esta situação acontece todos os dias no Brasil ou em qualquer outro mercado no mundo. Neste caso, pode ser que o primeiro candidato não seja o ideal. Sabemos das dificuldades em selecionar o franqueado ideal aqui no nosso mercado, portanto, para fora do país, o fundamental será definir bem estes procedimentos, ter o maior cuidado e ser muito mais criterioso. E ainda: qual o modelo de franquia mais adequado para iniciar operações no exterior?
Deve-se ficar atento e buscar conhecer quais as exigências legais no mercado de destino, para daqui preparar a operação, cuidando da sua adequação às normas legais vigentes localmente. Isto remete, reforçando o que já foi dito, para a necessidade de conhecer com antecedência detalhes da legislação, tributação e da contabilidade e, sobretudo, ter especial atenção às normas ligadas ao câmbio e remessa de lucros e capitais.
Afinal, a exportação da marca é para gerar resultados aqui no Brasil.
Este e outros sub-temas sobre a Internacionalização de Franquias serão alvo da nossa atenção nas próximas edições de nossos blogs e Newsletters.