Franchise Sales Outsourcing: uma nova tendência na expansão em franchising
por Renato Claro em 29/09/2014sobre Franchise Services
Nos nossos dias, o modelo ideal de empresa passou a ser a organização mais leve possível. Ora, uma das tendências recentes na gestão de redes de franchising é precisamente a terceirização (outsourcing) do departamento de expansão. Nos Estados Unidos é uma das tendências mais em moda. Algumas das marcas mais reconhecidas não hesitam em optar por esta via. O processo é aí designado por Franchise Sales Outsourcing (FSO). São muitas as razões pelas quais diversas redes optam por terceirizar a expansão, confiando-a a especialistas. Entre outras, podemos destacar:
- Redução de custos. Com a terceirização, o franqueador não precisa de um staff exclusivamente dedicado à expansão, com todo o volume de despesas inerentes.
- Concentração da empresa no seu negócio específico. A empresa não perde tempo com candidatos que podem não chegar a ser franqueados e concentra-se na gestão do seu core business: gestão da rede, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, formação inicial e contínua, apoio permanente a franqueados, etc.
- Só paga se houver resultados. Uma das vantagens para o franqueador é que, ao invés de uma pesada estrutura interna, neste sistema só paga se houver resultados. Isto porque a empresa especializada, sem prejuízo de cobrar um fee mensal por conta de gastos de serviço, só cobra por cada novo contrato.
- Expansão através de profissionais qualificados. Os consultores a contratar devem possuir uma boa qualificação para o desempenho da função, demonstrando a sua especialização no crescimento de redes.
- Aumento do número de potenciais franqueados (leads). Um esforço de expansão profissional, pelas técnicas de captação que envolve, é susceptível de gerar mais candidatos.
- Melhores resultados. Em suma: crescimento mais acelerado, por um preço mais baixo por candidato.
O outsourcing é uma tendência mundial. Com efeito, face à crise internacional, os franqueadores necessitam, por um lado, continuar a garantir o crescimento das suas redes, mas por outro precisam reduzir ou eliminar custos.
Continuaremos a abordar este tema em posts futuros.
Venha falar com os nossos profissionais sobre como implementar esta estratégia de crescimento na sua rede de Franquias
[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/02/pedro-rossa-300-140312a.png[/author_image] [author_info]Pedro Rossa é Graduado em Relações Internacionais pela Universidade.Lusíada , de Lisboa, com cursos de especialização em Launch of New Products e Marketing and Sales Management (IMADEL, Suíça) e Franchise Business Administration (BBS, EUA). Conta com 22 anos experiência nos mercados internacionais de franquias, logística, transportes e business development. Foi Diretor de Marketing e Vendas da DANZAS A.G (Suíça), New Business Development Manager no Grupo Impala (Portugal), Diretor de Expansão da Blimpie – Subs & Salads (EUA), franqueado da FUTURE KIDS (USA) e conta ainda com passagens por empresas europeias como GRUPO LEP (Reino Unido/UK) e GRUPO MARMEDSA (Espanha), atuando em desenvolvimento Novos negócios, Franchising e Logística. Tem como principal foco o desenvolvimento, expansão e gestão de redes, sendo especialista em internacionalização de franquias.[/author_info] [/author]